5 crenças e mitos de beleza que importa clarificar

Um cosmético sem perfume é melhor para a pele? Não existe nenhuma forma de prevenir as estrias? E a maquilhagem, envelhece ou não? Esclareça, finalmente, todas as dúvidas que (ainda) possa ter com o dermatologista José Campos Lopes

Existem atualmente milhares de produtos de beleza e praticamente todos os dias somos bombardeados com novidades do universo da cosmética, que se sucedem a um ritmo alucinante, muitas vezes acompanhadas por campanhas agressivas. Mas, entre tantas opções, ficamos indecisos, temos dúvidas em relação aos cuidados de beleza e até questionamos a eficácia de alguns cosméticos e tratamentos.

Para saber o que é verdade ou apenas um mito, pedimos, em tempos, a José Campos Lopes, na condição de presidente do Grupo de Dermatologia Cosmética da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, que comentasse 15 frases que espelham e, nalguns casos, resumem as nossas dúvidas. Leia agora as respostas do especialista e esclareça, de uma vez por todas, alguns mitos e ideias feitas.

1. Se aplicar um creme de dia à noite o efeito é o mesmo de um creme de noite

“A aplicação de um creme de dia à noite não tem qualquer problema. Sucede que há tendência para incorporar proteção solar nos cremes de dia, o que à noite não fará sentido. Independentemente de ser de dia ou noite, terá que ser adequado ao tipo de pele e idade”, sublinha José Campos Lopes.

2. Quanto mais caro for um cosmético melhor é

“A qualidade não se mede pelo preço, pelo tamanho ou tipo de embalagem”, garante o médico.

“O preço traduz muitos componentes, desde a investigação à imagem de marca”, refere ainda o especialista.

3. Os cremes para peles maduras provocam acne em peles mais jovens

“O conceito de creme para peles maduras está em regra associado à ideia de que a partir de certa idade a pele é mais seca. Se assim não for, um creme ou serum poderá provocar uma acne cosmética”, adverte José Campos Lopes.

4. Se começar a usar um antirrugas aos 25 anos quando chegar aos 40 já não faz efeito

“Os princípios ativos dos cremes anti-rugas serão sempre eficazes, independentemente do tempo que forem utilizados. Podem é não ser capazes de concretizar os objetivos porque o envelhecimento progride quer se queira quer não. O creme que cumpre aos 25 pode não ser suficiente aos 45”, diz.

5. Não vale a pena usar um creme de contorno ocular

“O creme contorno de olhos pode não ser indispensável, mas é útil em certas pessoas que podem não tolerar um creme normal naquela área particularmente sensível”, afirma José Campos Lopes.