Cabelos Afro

Cabelo afro e os seus cuidados

O cabelo afro é usado de várias formas, nomeadamente entrançado. As tranças afros são, além de tudo o resto, uma forma de expressão cultural. Neste artigo, vai poder saber mais sobre o cabelo afro e os seus cuidados.

O cabelo entrançado afro surge da cultura Africana e o uso deste penteado relaciona-se com aspetos como o estado civil, a classe social, etc. da mulher. Este penteado tem um significado simbólico para as mulheres negras.

Existem vários tipos de penteados afro, como a trança nagô. Esta inicia-se na raiz do cabelo até á nuca e é feita junto do couro cabeludo, com três mechas de cabelo. Pode ou não ser feito a direito e pode, inclusivamente, usar cabelo sintético para preencher o penteado.

Outro penteado é o Kanekalon ou Box Braids e consiste na utilização de lã ou cabelo sintético para dar volume e unir ao cabelo natural para fazer tranças. Este é útil para quem quer dar descanso ao cabelo, dos tratamentos químicos. Nas box braids, podemos fazer o penteado comum, onde são usados sintéticos da cor do cabelo natural, dando um aspeto natural; ou podemos fazer as tranças Jumbo, onde são usados materiais mais brilhantes, para darem mais “excentricidade” ao mesmo.

Outra abordagem interessante chama-se de Twist, onde se usam duas partes do cabelo (pode ser junto com cabelo sintético) e vai definindo a espessura que deseja neste penteado.

Para cuidar do cabelo com estes penteados, é necessário ir fazendo manutenção, com hidratação, para impedir que o cabelo fique danificado. Para uma melhor manutenção, recomendamos que recorra a um profissional que saiba como o fazer.

No dia-a-dia, deve utilizar champô sem sal, para a lavagem e evitar os cremes capilares, pois aumentam o aspeto oleoso.

Para dormir, recomendamos que use um lenço na cabeça, para evitar que o cabelo fique frisado.