Corte de Cabelo

Corte de cabelo: como calcular o preço a praticar?

Definir preços a praticar no seu espaço de beleza pode ser um desafio. Não é bom praticarmos preços muito altos para não afastar a clientela mas também não devemos praticar demasiado baixos para não termos prejuízo nem transmitirmos a impressão de um serviço de baixa qualidade. Saiba aqui, corte de cabelo: como calcular o preço a praticar?

 

O preço do corte de cabelo serve, muitas vezes, como referência para o estabelecimento dos outros preços do estabelecimento. Neste sentido, é importante que, em primeiro lugar, avalie o mercado/concorrência. Para tal, recorra a pessoas que não estejam diretamente ligadas ao espaço, para não causar mal-estar ou conflitos com a concorrência.

 

Outro fator a considerar serão os custos fixos (todas as despesas fixas que tem ao final de cada mês, como renda, luz, telefone, internet, etc.) e os variáveis (despesas que variam de acordo com a quantidade de serviços prestados, como material de trabalho, água, etc.). Ao somar todos esses custos e dividir o valor com a média de serviços que espera realizar mensalmente, terá o valor base do corte (ao qual deve acrescentar uma margem de lucro).

 

Se o seu nome já é conhecido na área de beleza, poderá cobrar um valor extra pela “assinatura do artista”, isto é, um serviço prestado pelo profissional é quase como uma obra de arte, em que este dá o seu “toque” especial, pelo qual os clientes estão dispostos a pagar. Isto não se aplicará a profissionais iniciantes na área (ou que ainda são desconhecidos).

 

Depois de definido o preço é necessário, também, saber como o comunicar, ou seja, deve explicar claramente os critérios de variação do preço (no caso de existirem) e todos os detalhes que possam ser importantes. Deixar o cliente em dúvida é negativo para o seu negócio, pois poderá fazer com que este não volte a recorrer aos seus serviços. Deve explicar todas as variações, seja em função do tamanho, o tipo de corte, etc.