Sorrir impulsiona o bem estar

Podemos sorrir involuntariamente perante uma sensação de bem-estar, mas também podemos provocar um sorriso consciente e utilizá-lo como um motor que nos proporcione algum bem-estar.

As crianças têm tendência a sorrir com  mais frequência que os adultos, à medida que vamos crescendo, por vezes, perdemos o hábito de sorrir. Mas, devemos contrariar este hábito e fazer os possíveis para continuar a sorrir, a sorrir muito.

Sorrir é uma arma poderosa e tem um sem fim de benefícios, ora veja:

  • Sorrir cria condições mais favoráveis à saúde física – enquanto sorrimos aliviamos a tensão acumulada, libertamos substâncias químicas que nos ajudam a regular o nosso sistema imunológico e a reduzir os níveis de tensão arterial.
  • Sorrir promove a saúde psicológica – quando sorrimos diminuímos os níveis de ansiedade e mais facilmente somos capazes de ter pensamentos positivos acerca da vida e acerca de nós próprios. Sendo o sorriso um ótimo promotor do bom humor, que é essencial ao bem-estar emocional.
  • Sorrir promove relações saudáveis – quando sorrimos sentimo-nos mais confiantes e passamos essa confiança para os outros. Da mesma forma que, sempre que sorrimos torna-se mais fácil fazermos negociações e resolvermos conflitos, precisamente pela confiança e amabilidade que acabamos por transmitir aos outros.

Por tudo isto, não é por acaso que o ditado “rir, é o melhor remédio” se tem perpetuado ao longo das gerações, por isso, nunca se esqueça continue sempre a sorrir, sempre que sorri, melhora o seu bem-estar emocional e, provavelmente, contagia alguém à sua volta para sorrir também.