Cuidados básicos para pele masculina

Sabias que a pele dos homens não é igual à das mulheres? Pois é, fatores como a produção hormonal fazem com que elas tenham diferentes texturas. Por isso, os cuidados com a pele masculina devem ser precisos e específicos. O ideal é investir em itens próprios para o público masculino.

Aqui revelamos-te 4 cuidados básicos que deves ter no dia a dia com a tua pele!

 

  1. Lava, tonifica e hidrata

Toda rotina deve começar sempre com uma boa higienização. Lava o rosto duas vezes ao dia, de manhã e à noite, de preferência com um sabonete líquido específico para o teu tipo de pele.

Geralmente, os homens tendem a apresentar mais oleosidade, pois, de fato, produzem maior quantidade de sebo. Mas isso não significa que você precisa lavar o rosto toda hora! Pelo contrário, quando há uma remoção excessiva da oleosidade e o organismo entende como uma agressão, passando a produzir ainda mais sebo para compensar.

Após a higienização, utiliza um tónico indicado para o teu tipo de pele. Esse produto vai remover a sujeira que o sabonete não conseguiu retirar, além de restaurar o pH da tua pele.

Por fim, é hora de hidratar. Aqui, um lembrete importante: oleosidade é diferente de hidratação. A tua pele pode ser oleosa e estar desidratada ao mesmo tempo. Por isso, investe em hidratantes próprios para o teu tipo de pele, que vão garantir as tuas necessidades, mas sem obstruir os poros.

 

  1. Tem atenção especial com a barba

A função da barba é de proteção contra a poluição e os raios solares. Atualmente está na moda deixar a barba grande, mas quem optar por removê-la deve ter bastante cuidado para não machucar o rosto.

Usar a mesma lâmina várias vezes, por exemplo, é uma péssima ideia. Isso porque, durante o barbear, são produzidas microlesões na pele, deixando-a mais propensa a irritações, perda de água ou mesmo facilitando a entrada de bactérias. Uma lâmina em boas condições diminui esses riscos e minimiza os danos à pele masculina.

Para quem prefere barba comprida pode investir em produtos para cuidar dela. Hoje, o mercado oferece inúmeras opções de champoos, óleos, ceras, loções, entre vários outros, que facilitam muito a vida de quem se cuida em casa mesmo.

  1. Usa protetor solar

O protetor solar deve estar sempre presente na rotina de cuidados com a pele masculina. Deve ser um aliado constante para proteger contra doenças como o cancro de pele e também para evitar o envelhecimento precoce e as manchas indesejadas. E mais: não basta passar pela manhã e se esquecer dele o resto do dia. O certo é reaplicar a cada duas horas, ou conforme a necessidade, após suor intenso, depois de se molhar, etc.

  1. Vai ao dermatologista

Muitos homens só procuram o médico quando já estão doentes, ou quando se sentem mal. As consultas periódicas são essenciais para evitar o aparecimento de qualquer mal ou a evolução de quadros que podem se complicar com o tempo.

No caso da pele, é importante visitar um dermatologista pelo menos uma vez por ano. Isto porque, durante a consulta, ele poderá verificar a saúde de pele, unhas e cabelos e ajudar-te a indicar quais os produtos ideais para cada um deles. Afinal, “prevenir é melhor que remediar”!