Cruelty-free

O que são e como encontrar produtos Cruelty-free?

A preocupação com a origem, a composição e a pegada ecológica dos produtos que consumimos tem aumentado entre os consumidores. Cada vez mais, existem consumidores mais exigentes, informados e preocupados com o ambiente e as marcas tentam acompanhar esta tendência. O que faz com que, cada vez mais, existam marcas a apostar em políticas Cruelty-free. Mas o que são e como encontrar produtos Cruelty-Free?

Atualmente, há muitas marcas que já não testam os seus produtos em animais, até porque em muitos países os testes já não são permitidos. Essas marcas são, por isso, chamadas de Cruelty-free (pois são livres de sofrimento).

Contudo, existem países onde os testes em animais são, ainda, obrigatórios. Um desses países é a China, onde empresas, especialmente se forem estrangeiras, são obrigadas a autorizar que os seus produtos sejam testados em animais, para que possam vender lá.

Nesse sentido, marcas como a MAC, a L’Oreal, e a Maybeline (entre outras), não podem ser consideradas Cruelty-free, pois permitem esses testes em animais, para venderem na China.

Existem empresas que, por esta obrigatoriedade dos testes, se recusaram a vender na China. Essas empresas são muito mais procuradas pelos Vegans, precisamente por tomarem esta posição.

Além disso, temos outra questão em relação a este assunto, que tem a ver com as empresas-mãe, ou seja, quando existe uma empresa cruelty-free (como é o caso da The Body Shop) que é comprada por uma empresa que não é cruelty-free (como a Lóreal, que comprou a The Body Shop), muitas pessoas optam por deixar de adquirir os seus produtos pois consideram que estas empresas deixam de poder ser consideradas cruelty-free, por estarem associadas a empresas que testam em animais.

Seja como for, o importante é que as nossas escolhas sejam sempre, dentro do possível, conscientes e amigas do ambiente. Descubra no próximo artigo (14/8) marcas Cruelty-Free portuguesas e o que está a acontecer actualmente, no panorama Internacional, relativamente aos testes em animais.