negócio próspero

Passos para ter um negócio próspero

Abrir e manter um negócio, seja em que área for, não é fácil. Mas na área de cabeleireiro ainda mais complicado se torna, devido a toda a concorrência que existe atualmente. Mas com algumas dicas, é possível manter um negócio bem-sucedido, que não sofra muito com as alterações de mercado. Neste artigo, poderá saber alguns passos para ter um negócio próspero.

Certos erros que cometemos poderão por em causa o sucesso do nosso negócio, sejam eles desequilíbrio financeiro, ter gastos em excesso ou atender mal os clientes, podem originar o fim do seu espaço comercial.

Veja aqui 5 erros que deve evitar, na gestão do seu negócio:

  1. Não procurar conhecimento e desenvolvimento constante Existem vários aspectos da gestão (código do trabalho, contabilidade, gestão de stocks, etc.) que deve saber para lidar com seu negócio e o desconhecimento destes pode ditar o fim do seu projecto profissional
  2. Má gestão de recursos: Deve ter em atenção a sazonalidade dos serviços que presta. Por exemplo, em alturas como passagem de ano e afins, deve reforçar stock de maquilhagem e outros produtos muito requeridos, no verão, provavelmente, terá um acréscimo de pedidos de cabeleireiro, logo estes produtos devem ser reforçados. E como estes, outros exemplos servem para vermos como é importante esta gestão.
  3. Localização dispendiosa e pouco acessível: Devemos analisar a relação custo/benefício na altura da selecção do espaço onde iniciará o seu negócio. Isto porque, de nada adianta estar localizada num bom local (como, por exemplo, o centro do Porto) se este lugar não for de fácil acesso e não seja sossegado e comodo o suficiente para proporcionar aos clientes uma boa experiência
  4. Misturar finanças pessoais e empresariais: Não é difícil perceber que esta mistura pode ser “explosiva”. Deve haver uma separação clara entre o que é lucro e rendimento do salão e o que é o seu rendimento, para que se possa organizar e possa, também, investir no desenvolvimento do seu salão.
  5. Mau atendimento: Mesmo sendo stressante trabalhar nesta área, espeicalmetne com atrasos ou outros contratempos. Contudo, é importante não deixar de atender bem o cliente, com sorriso e simpatia e evitando que este aguarde muito tempo.