Cruelty-free

O que são e como encontrar produtos Cruelty-free?

Falamos, no artigo anterior, sobre o que são ou não considerados produtos cruelty-free e o que isso significa. Mas ainda não referimos as marcas cruelty-free portuguesas a que pode recorrer se pretende fazer escolhas mais conscientes. Saiba mais, neste artigo, sobre o que são e como encontrar produtos cruelty-free.

Relativamente à legislação dos produtos CF (cruelty-free), têm surgido algumas mudanças. Nomeadamente, em Março, a China anunciou o fim da obrigatoriedade dos testes em animais. Contudo, isto refere-se unicamente aos produtos que já estão à venda, uma vez que na fase de pré-venda, mantêm-se a obrigatoriedade, assim como nos testes esporádicos.

Isto significa que os testes que eram feitos depois de os produtos estarem á venda, deixaram de ser obrigatórios (não significa que deixarão de ser feitos) e, além disso, os outros testes mantêm a sua obrigatoriedade. Apesar de tudo, este foi um passo na direcção certa, ainda que um passo curto, para acabar com os testes em animais por completo.

Também neste sentido, a empresa The Body Shop lançou uma petição designada “Forever against animal testing” que chegou, recentemente, aos 8 milhões de assinaturas (que era o objectivo) para requerer uma convenção internacional para proibir os testes em animais.

Para quem começou recentemente este caminho do veganismo (ou está a pensar em começar), ou mesmo para quem apenas quer fazer escolhas mais conscientes, este tema e toda esta informação podem parecer complexos e confusos, e encontrar marcas que correspondam aos critérios pode parecer ainda mais complexo. Mas a verdade é que já existem muitas marcas e produtos de beleza cruelty-free em Portugal. Temos, por exemplo, a Green Goji, o The green beauty concept, a Aromas do Valado, a Casa Brava, a Mirística Biocosmética, a Musa Natural Cosmetics, a Saponina, a Vegan Care e muitas mais.

O importante é procurarmos informação e fazermos escolhas cada vez mais conscientes e com o mínimo impacto possível.